NOTíCIAS

Plano federal prev? R$ 136 milh?es para obras h?dricas

Publicado em 24/01/2007 por Secom

O an?ncio pelo Presidente da Rep?blica, do PAC - Programa de Acelera??o do Crescimento, feito nesta segunda-feira, 22, em Bras?lia, confirma a posi??o privilegiada do Tocantins na conquista de recursos para pelo menos tr?s grandes projetos de aproveitamento hidroagr?cola. Eles est?o em Sampaio, no Bico do Papagaio; em Porto Nacional, com o projeto S?o Jo?o, e na regi?o Sudeste, no Projeto Manuel Alves. Os projetos, em implanta??o pela Secretaria de Recursos H?dricos e Meio Ambiente, em conv?nio com o Minist?rio da Integra??o Nacional, ter?o, somados, R$ 136 milh?es liberados ainda este ano. Este ? o volume de recursos a ser liberado durante o ano em curso, mas o PAC - Programa de Acelera??o do Crescimento estima recursos at? 2010 para Sampaio, S?o Jo?o e Manuel Alves

Dos tr?s, o projeto S?o Jo?o ? o que j? tem produtores no local, atendendo cerca de 70 fam?lias impactadas com a constru??o da UHE Luiz Eduardo Magalh?es. Ali, os irrigantes j? produzem de forma rudimentar, enquanto aguardam o fim das obras de infra-estrutura do setor SJ4, compreendidas em esta??es de bombeamento, pressurizadoras e canais de adu??o e distribui??o. Apenas neste setor ser?o irrigados 330 hectares de terra para produ??o de fruticultura. Uma vez completamente implantado, o projeto beneficiar? uma popula??o de 20 mil habitantes. Este ano est?o previstos R$ 25 milh?es a serem liberados. Nos pr?ximos tr?s anos este valor chegar? ? casa dos R$ 209 milh?es. No Projeto S?o Jo?o, que est? localizado em Porto Nacional, j? foram investidos at? o ano passado, R$ 48,7 milh?es.

Na regi?o Sudeste se encontra o Projeto Manuel Alves/Propertins, onde a barragem foi conclu?da e as obras avan?am para a conclus?o do per?metro irrigado. Ali ser?o 21 km de canais de distribui??o, beneficiando inicialmente a ?rea piloto do projeto, com 5 mil hectares irrigados. As etapas que j? foram conclu?das custaram R$ 131 milh?es. Este ano, est?o previstos mais R$ 37 milh?es a serem liberados dentro do PAC. At? 2010, ser?o mais R$ 49 milh?es a serem liberados.

No Bico do Papagaio, o projeto Sampaio, localizado na cidade de mesmo nome, beneficiar? uma popula??o estimada de 5 mil habitantes e tem como prioridade a implanta??o do polder 01, com ?rea de 1 mil hectares voltados ? produ??o de gr?os e frutas. Atualmente, 48% das obras est?o conclu?das, num total de recursos j? utilizados de R$ 30 milh?es. Para este ano, o governo federal planeja a libera??o de R$ 24 milh?es. Nos pr?ximos anos ser?o liberados mais R$ 40 milh?es para conclus?o das obras.

A garantia destes recursos no programa anunciado pelo presidente Lula foi recebida com satisfa??o pelo secret?rio de Recursos H?dricos e Meio Ambiente, An?zio Pedreira. ?Estas s?o obras h?dricas de import?ncia fundamental para o Tocantins, e contemplam tr?s regi?es distintas?, explica o secret?rio. Ele garantiu que a secretaria tem trabalhado estritamente dentro das normas do Minist?rio da Integra??o Nacional a fim de atender ?s exig?ncias ambientais e viabilizar a implanta??o ?gil destes projetos. ?S?o eles que v?o transformar a economia destas regi?es, gerando riquezas e novos postos de trabalho?, finaliza.